Noemi Salgado Soares

Noemi Salgado Soares

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1975-1979), cursou sete semestres do Curso de Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1979-1982), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1980), Mestrado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ1981-1984), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1998- 2001) e Pós-Doutorado em Comunicação Dialógica na Educação Integral Intertransdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC, 2012-2013). Desde 2009 é diretora pedagógica da Fundação União Planetária e diretora acadêmica do Centro Transdisciplinar de Educação Integral e Formação de Professores (CETRAEFE). No período de 2001 a 2014 foi professora titular do curso de Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV). Docente Permanente do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO). Desde 2009 é professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde, no período de 1983 a 2008, também atuou como docente de cursos de Formação de professores, cursos de Pós-Graduação e Extensão e elaborou, entre tantas outras, a pesquisa FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL TRANSDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: A PRÁTICA DA INTERTRANSDISCIPLINARIDADE NA UNIVERSIDADE. Nos últimos oito anos de docência na UFBA concebeu, planejou, coordenou e foi docente do curso de Pós-Graduação EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO, aprovado e promovido pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação (FACED), com abordagem baseada na sua Tese de Doutorado. Também na UFBA concebeu, planejou, coordenou e foi docente do curso de Formação Pedagógica em EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E A ARTE DE APRENDER (www.educacaotransdisciplinar.ufba.br), fundamentado no conteúdo do seu livro "Educação Transdisciplinar e a arte de aprender: pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano" . No período de 1985 a 1993 foi professora do Ensino Superior do Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Tem experiência docente no âmbito da educação básica, da graduação, da pós-graduação e atua, principalmente, nas seguintes temáticas: 1ª. Educação integral intertransdisciplinar; 2ª. Educação em Autoconhecimento; 3ª. Educação em Direitos Humanos; 4ª.Diálogo, Comunicação dialógica e Comunicação não-violenta; 5ª. Educação para a construção da cultura de paz; 6ª. Ecopedagogia e projetos ecopedagógicos de sustentabilidade; 7ª. Pedagogia do autoconhecimento; 8ª. Pedagogia das Virtudes; 9ª. Desenvolvimento Humano, autodesenvolvimento e autoeducação; 10ª. Docência Transdisciplinar; 11ª. Formação pedagógica intertransdisciplinar para professores da Educação Básica, do Ensino Superior e de Universidades Corporativas; 12ª. Didática e Práxis Pedagógica intertransdisciplinar para todos os cursos de Licenciatura; 13ª. Gestão educacional Transdisciplinar e Gestão Organizacional Transdisciplinar.

Curriculum Lattes