Concepção e Objetivos

Para a concretização de suas finalidades, o Instituto Superior de Educação Ocidemnte busca estabelecer um sistema de desenvolvimento contínuo para todos os profissionais da educação, como instituição que almeja ser lócus de referência no Estado, definindo sua política de trabalho em consonância com as necessidades e expectativas gerais da sociedade local e o sistema educacional, através do oferecimento de Ensino Superior, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão.

Como uma das suas políticas norteadoras para verticalização, O PDI do ISEO prevê os seguintes objetivos e metas em suas Políticas de Pós-graduação e Pesquisa:

I - garantir a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas áreas do conhecimento, comprometidos com o desenvolvimento integral do Ser Humano, a partir das competências socioemocionais e a sustentabilidade social;

II - criar cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Pós-Graduação Stricto Sensu com área básica de educação, com a finalidade de favorecer a qualificação dos profissionais docentes, pautada em uma prática de educação integral interdisciplinar;

III - estabelecer parcerias com vistas à solidariedade socioeducativa com a comunidade na busca de soluções coletivas e na construção de uma sociedade sustentável, a partir do autoconhecimento, que envolve o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Tais objetivos e metas fundamenta-se em duas premissas principais:

  • A produção do conhecimento para o desenvolvimento do país e aprimoramento de suas instituições, ampliando a participação relativa à pesquisa acadêmica em instituições privadas de ensino superior.
  • O acompanhamento da velocidade das transformações na sociedade e a disseminação da cultura do aprimoramento contínuo, que associa ensino, pesquisa e extensão.

A Política Institucional de Pesquisa proposta no PDI estabelece uma íntima relação entre o desenvolvimento da pesquisa e o fortalecimento da pós-graduação, como explicitado em suas diretrizes, voltando-se para a formação de profissionais, com base Interdisciplinar, com objetivo de fomentar o Autoconhecimento e consequente desenvolvimento de Competências Socioemocionais.

Conforme previsto no seu Plano de Desenvolvimento, o ISEO se propõe a educar de forma que seus alunos possam colocar-se como sujeitos-autores de sua realidade, reconhecendo sua dimensão histórica, sujeitos de direitos e deveres; sujeitos que cumpram os princípios de liberdade e igualdade sociais, através de uma atuação pedagógica que favoreça o desenvolvimento de competências culturais, existenciais e cognitivas. Para tal, o ISEO  conta com um Núcleo de Pesquisa que funciona regularmente. Sua função inicial é definir criar a cultura da pesquisa acadêmica na instituição e introduzir os discentes nas atividades de pesquisa científica.