Projeto e Metodologia

Projeto Pedagógico Institucional

Projeto Pedagógico do ISEO determina-se, em primeira instância, por constituir-se em um documento norteador da prática pedagógica da IES. Busca, acima de tudo, estabelecer uma ação efetiva voltada para os anseios do cidadão, do mundo do trabalho e da sociedade em constante transformação, tendo sua elaboração vinculada às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96); bem como às Diretrizes Curriculares do Curso Normal Superior (Parecer CNE/CP 009/2001) estabelecidas pelo Conselho nacional de Educação.

Desta forma, o Projeto Pedagógico do ISEO estabelece condições de reflexão crítica e consciente exercida na experiência da liberdade com responsabilidade, sendo um trabalho vivenciado por todos os envolvidos. É desta forma que se pretende desenvolver as atividades da instituição: com discernimento, determinação, ousadia, pesquisa e trabalho participativo.

Na perspectiva de uma Instituição de Ensino Superior mais eficaz para todos, volta-se este Instituto para uma prática reflexiva, que inclui trabalho em equipe, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidade, baseada na concepção de uma educação consciente e transformadora.

Concepção e Princípios Metodológicos da Formação de Professores

Referenciado em seus pressupostos filosóficos e pedagógicos, o ISEO entende que o processo educacional deve estar preocupado com a formação integral do educando, bem como a constante interação com o mundo do trabalho. Para tanto, os pressupostos que norteiam este processo devem estar alinhados com a visão de educação, sociedade, homem, aluno, professor, escola e conhecimento que a sociedade almeja alcançar.

À Instituição cabe preparar profissionais que sejam pensantes, solidários e participativos, conscientes de sua estrutura socioemocional e da importância do autoconhecimento para o desenvolvimento profissional. Deste modo poderão posicionar-se como profissionais que aprenderam a aprender e geram autonomamente um conhecimento atualizado, inovador, criativo e operativo, que incorpore as mais recentes contribuições científicas e tecnológicas das diferentes áreas do saber.

O Instituto Superior de Educação – ISEO, enquanto agência promotora de ensino superior, investe em uma política de formação, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, que seja rigorosa, sólida e articulada a um projeto de sociedade e de educação, e isto significa conscientizar-se do seu papel na realização de pesquisas que atendam ao desafio do desenvolvimento sustentável do nosso país e do processo de integração do ser humano, tendo clareza da articulação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.

A estruturação e desenvolvimento de toda proposta metodológica dos cursos de formação de professores do Instituto Superior de Educação Ocidemnte vem considerar os seguintes princípios para nortear a sua práxis metodológica:

  • A construção pessoal e coletiva dos conhecimentos pedagógicos;
  • A atuação do profissional como objeto de reflexão.

O desenvolvimento das competências socioemocionais a partir do autoconhecimento e despertamento da consciência, como eixo

Este exercício de reflexão propõe-se sistemático desde o início do curso de formação, articulado e diretamente vinculado a concepção de professor reflexivo, que toma sua atuação como objeto para reflexão.

Do ponto de vista filosófico, didático e metodológico os Cursos do ISEO ancoram-se em fundamentos que respaldam a formação e práxis de um profissional reflexivo, estabelecendo os seguintes eixos norteadores para o desenvolvimento dos trabalhos de formação de professores:

I - O curso será orientado pela concepção de Consciência e Autoconhecimento, com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais.

II - O curso buscará a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro profissional.

III - Integração entre ensino e pesquisa.