Histórico

Contando um pouco de nossa história...

O Instituto Superior de Educação Ocidemnte – ISEO é um estabelecimento particular de ensino superior, com sede na Rua do Rouxinol, n. 71, Jardim Bolandeira, Imbuí, Salvador-Bahia. É mantido pela Fundação Ocidemnte – Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais – Sétimo Centro de Desenvolvimento Esotérico, doravante denominada Fundação Ocidemnte - 7º CDE, pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, com autonomia administrativa e financeira. A Fundação Ocidemnte é uma entidade civil de caráter educativo criada para auxiliar os seres humanos na sua formação integral, a partir do conhecimento e integração de si mesmos, através do despertamento, desenvolvimento, manutenção e utilização do seu próprio potencial.

Há 30 anos, docentes/pesquisadores da Fundação, idealizadores do projeto do Instituto, desenvolvem projetos voltados para o autoconhecimento e o desenvolvimento integral do Ser Humano, criando e inovando a partir de ações que contribuem com a construção de uma sociedade sustentável, como o marco de uma nova humanidade, organizando as ações da mantenedora em dois âmbitos:

historico-iseo

O ISEO está organizado com base na LDBEN - 94/96 e na Resolução CNE 01/99 e vem se consolidando como um importante centro de formação de professores, sempre atento para o papel social do ensino superior, preocupando-se não somente com a sua universalização, mas também com a qualidade da formação profissional e cidadã do pedagogo que se dá de forma multidisciplinar, articulando projetos pedagógicos de diferentes cursos de Licenciatura. Para isso, conta com um corpo docente altamente capacitado e especializado, tendo, no quadro profissional, professores com especialização, mestrado e doutorado.

Destaca-se, suas pesquisas e produções de seus educadores que contribuem com a consolidação dos estudos e pesquisas sobre interdisciplinaridade, autoconhecimento, consciência e desenvolvimento socioemocional.  Busca-se, com tais iniciativas, ser referência em educação superior na Bahia, especialmente Salvador, comprometendo-se com práticas efetivas interdisciplinares de autoconhecimento com foco no desenvolvimento socioemocional do Ser Humano/Profissional.

No que diz respeito a formação de educadores e disseminação da produção científica, a Coordenação de Ciências Humanas da Fundação Ocidemnte foi pioneira nas reflexões sobre o autoconhecimento e despertamento da Consciência, a partir a realização de eventos de caráter científico, a exemplo da Jornada Pedagógica, que teve 4 edições anuais, entre 1996 a 1999, transformando-se, ainda em 2006, no Simpósio Nacional sobre Consciência, transformando-se em evento internacional em 2010, estando em sua 6ª edição agora em 2015.

Agora, em 2015, o ISEO posiciona-se com ineditismo, lançando o I Simpósio Internacional sobre Autoconhecimento: “Eu sou o que sou”, com objetivo de fomentar reflexões científicas sobre a temática contou com a Conferencia Magna do Secretário Executivo do MEC, o Prof. Dr. Luis Cláudio Costa e com a participação especial do africano, Prof. Dr. Rex Thomas.

Mesmo com seu grupo de pesquisa ainda não inserido na pós-graduação stricto sensu, o ISEO tem constituído uma cultura acadêmica, técnico-científica, com uma forte inclinação para a pesquisa e pós-graduação.