Avaliação Institucional

Avaliacao Institucional 2017

O que é?

A avaliação institucional é um processo de investigação sistemática, a partir de pesquisas internas e externas, e comunicação que tem como objetivo diagnosticar a qualidade do trabalho desenvolvido por nossa instituição, para, assim, estabelecer uma reflexão contínua e revisar permanentemente seus processos e práticas, tendo em vista o alcance de sua missão, de seus objetivos e o aprimoramento da qualidade institucional.

 

Por que avaliar?

Para identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da IES, fornecendo subsídios para a compreensão da sua realidade institucional, favorecendo as gestões acadêmica e administrativa.

A partir de 2004, a Avaliação Institucional passou a ser uma exigência do Governo Federal, por meio da Lei nº 10.861, de 14/04/04, que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

 

O que é SINAES?

O SINAES é um sistema de avaliação global e integrado das atividades institucionais, parte da política do governo federal à Avaliação da Educação Superior. O Sinaes é composto pelas seguintes etapas:

  • Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES);
  • Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
  • Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

É obrigatório em todas as instituições de ensino superior do País.

 

Quais são os processos da Avaliação Institucional / CPA do ISEO?

A autoavaliação compõem-se dos seguintes processos:

• Planejamento;

• Avaliação, Estudos e Levantamentos;

• Comunicação e Envolvimento da Comunidade Institucional / Acadêmica;

• Coordenação e Articulação da Avaliação Institucional / CPA / SINAES.

 

Como e onde consultar os resultados produzidos pela Avaliação Institucional?

Os resultados gerais da avaliação são divulgados em seminários próprios junto à comunidade acadêmica e seus relatórios encontram-se disponíveis e podem ser consultados na CPA.

 

O que é CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e membros da sociedade civil que, conforme Art. 11 da Lei 10.861, tem “as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP…”

A Comissão Própria de Avaliação – CPA do Instituto Superior de Educação Ocidemnte - ISEO tem como objetivo coordenar e articular o processo de avaliação institucional da IES e, ainda, sistematizar e disponibilizar informações e dados para sua comunidade, com objetivo de contribuir com o processo melhoria e crescimento institucional.