Graduação em Pedagogia

OBJETIVO

Formar educadores qualificados para atuar no campo da Educação Básica, exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e organização, gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino, em contextos escolares e não escolares, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, tendo em vista a formação integral dos indivíduos.

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a todo aquele que possua diploma de ensino médio e desejam atuar como educador na área de Pedagogia e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.

MATRIZ CURRICULAR

matriz_Pedagogia

INVESTIMENTO

Valor do curso: Mensalidades de R$ 500,00 (Quinhentos reais).

Aproveite os nossos planos de desconto de 20%, 30%, 40% e 50%.

Programa Desempenho ENEM: seu resultado do Enem pode valer bolsa de estudo. Confira no link qual desconto pode obter em todo o curso com sua pontuação.

 

DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA

  • Certificado de conclusão do Ensino médio (2º grau) ou equivalente
  • Histórico Escolar do ensino Médio (2º grau)
  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Título Eleitoral e comprovante de votação da última eleição
  • Certificado de Reservista (ou prova de estar em dias com as obrigações militares)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Comprovante de Residência
  • 02 Fotos 3X4

LOCAL E HORÁRIO DAS AULAS

Local de realização das aulas: Instituto Superior de Educação Ocidemnte - ISEO.

Horário das aulas: segunda a sexta-feira (noite).

Obs: A confirmação da oferta da turma ocorrerá após a efetivação de, no mínimo, 30 (trinta) matrículas.

DURAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO

8 semestres Em atendimento a Resolução CNE/CP 1/2006 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciaturas, relativos à formação de professores da Educação Básica em nível superior, o presente curso será integralizado conforme discriminação abaixo: A carga horária do curso será de 3.240 (três mil duzentos e quarenta horas) horas, assim distribuídas:

  • 3.280 (três mil, duzentos e oitenta) horas de atividades formativas básicas e de aprofundamento e diversificação de estudos.
  • 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado, organizados em 3 períodos, acontecendo em ambiente institucional escolar e espaços não escolares, vivenciado a partir do 5º semestre do curso, em articulação permanente com as disciplinas de cada período de forma interdisciplinar.
  • 100 horas de Estudos Integradores de ordem teórico-práticas, de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, como iniciação científica, de extensão, de monitoria, seminários, oficinas, atualizações afins, iniciação à pesquisa, visitas técnicas, projetos de extensão, estágios não obrigatórios, consultas às bibliotecas, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas e participação em grupos de estudos e outros.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é resultado de um processo gradativo de construção de conhecimento e valorização do trabalho em pesquisa desenvolvido durante todo o curso, promovendo a capacidade de identificação de temáticas, a formulação de problemas, a elaboração de projetos, a identificação de métodos e de técnicas, e o controle de planejamento dos educandos. O TCC de caracteriza como um trabalho obrigatório individual ou em grupo, de caráter teórico e/ou prático, configurando-se num momento de reflexão critica e investigativa, de consolidação do percurso da graduação, onde o futuro profissional tem a possibilidade de experienciar, com autonomia, um aprofundamento de seus conhecimentos em tema específico, mediante orientação de um professor. O TCC do Curso de Pedagogia do ISEO é desenvolvido a partir de uma problemática que esteja em consonância com as linhas temáticas de cada curso da instituição e a realidade regional de cada unidade, através da elaboração de um trabalho acadêmico, a saber: artigo científico ou projeto de intervenção, que envolve a elaboração de um projeto com linhas de ação devidamente fundamentadas, buscando atender aos problemas detectados em uma dada realidade e as suas demandas.